
O Crato ocupa o 1º lugar no Cariri e o 3º no Ceará no ranking das cidades cearenses com melhor qualidade de vida, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025. O levantamento avalia 57 indicadores socioambientais, organizados em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades, com base em fontes oficiais como DataSUS e IBGE.
O índice final varia de 0 a 100. Com 63,94 pontos, o Crato fica atrás apenas de Fortaleza (64,44) e Sobral (64,02). Com uma população estimada em 138 mil habitantes, o município se destaca em diversas áreas, como acesso a programas de Direitos Humanos, ações voltadas às minorias, acesso à informação e comunicação, cultura, esporte e lazer, além do Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Cadastro Único (IVCAD) e do acesso à educação superior.
Para a coordenadora de Projetos Prioritários da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Edilmeire Tavares, os resultados refletem diretamente as políticas públicas adotadas pelo município. "Esse desempenho está relacionado às ações implementadas no Crato, orientadas pelo Programa Cidades Sustentáveis, que utiliza 267 indicadores em diversas áreas e está alinhado à Agenda 2030 da ONU, à qual o município aderiu em 2021", destaca.
Programa Cidades Sustentáveis (PCS)
O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) atua na sensibilização e mobilização dos governos locais para a implementação de políticas públicas estruturantes, com foco na construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis. O programa é organizado em 12 eixos temáticos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.
O Crato é um dos poucos municípios da região do Cariri signatários do PCS e vem apresentando avanços significativos em indicadores relacionados à erradicação da pobreza, saúde e bem-estar, educação de qualidade, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, redução das desigualdades e ação contra a mudança global do clima.
Texto - Aline Menezes