NOTÍCIAS

15-DEZ-2025

Escolas do Crato são premiadas no II Concurso Minha Escola Ensina Direitos

Por Comunicação 15/12/2025 #educação

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) divulgou, na última sexta-feira (12/12), os vencedores do II Concurso Minha Escola Ensina Direitos, iniciativa que reconhece produções estudantis sobre cidadania e direitos humanos. Ao todo, 28 estudantes foram premiados, com certificados e brindes, em cerimônia realizada na sede da DPCE, em Fortaleza.

Entre os destaques estaduais estão duas escolas do município do Crato, que conquistaram premiações de primeiro lugar em diferentes categorias.

A Escola Municipal Dom Quintino alcançou o 1º lugar na modalidade Podcast, concorrendo com dezenas de escolas de todo o Ceará. O trabalho vencedor foi desenvolvido pelos alunos Yan Mateus Costa Noroes, Ana Clara Vieira Maia e Júlia Helen Filgueiras. A diretora da escola, Otilia Pereira, ressaltou a importância da premiação como reconhecimento do protagonismo estudantil e do trabalho pedagógico desenvolvido na unidade.

Já a Escola Municipal Luiz de Gonzaga da Fonseca Mota foi destaque estadual com a redação premiada em primeiro lugar, produzida pelo aluno Ranyel Gomes, do 9º ano. O texto abordou a violência contra crianças e adolescentes e reforçou o papel da Defensoria Pública na garantia de direitos desse público.

Para o diretor da escola, Aldenir Santos, o concurso fortalece o protagonismo juvenil. "O Concurso da Defensoria Pública veio para incentivar nossos alunos e alunas a se perceberem ainda mais como protagonistas. Recebemos com muita alegria a notícia da premiação de primeiro lugar na categoria texto, o que reforça cada vez mais a melhoria da educação no Crato", destacou.

A secretária municipal de Educação, Neyla Brito, também destacou a relevância da premiação para o município, ressaltando o impacto positivo das ações formativas voltadas à cidadania e aos direitos humanos nas escolas da rede pública.

Sobre o concurso

Dos 81 projetos inscritos, 15 foram eleitos vencedores, com premiações de primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria. Participaram estudantes de 14 escolas públicas municipais dos municípios de Fortaleza (6), Maranguape (2), Maracanaú (2), Caucaia (2) e Crato (2), onde o programa Minha Escola Ensina Direitos foi desenvolvido ao longo do ano.

Durante o ciclo formativo, os alunos foram capacitados em temas como bullying, igualdade de gênero, violência doméstica, antirracismo, direitos das crianças e adolescentes, entre outros. O concurso marca a conclusão desse processo educativo. "Esse é um programa que vai para além da sala de aula, porque cada um sai com a missão de propagar o que aprendeu. A construção de uma sociedade mais igualitária depende de cada um de nós. A gente plantou uma semente em vocês", afirmou a coordenadora do programa, defensora Camila Vieira.

Cursando entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental, os estudantes premiados produziram trabalhos sobre atuação da Defensoria Pública, bullying, direitos das crianças, meio ambiente, povos indígenas e igualdade de gênero. Das 14 escolas participantes, dez tiveram projetos vencedores.

O II Concurso Minha Escola Ensina Direitos é fruto de parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) e o PreVio, com patrocínio do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinterônibus). Os vencedores receberam prêmios como fones de ouvido, caixas de som, celulares e tablets. Também foram homenageados com certificados todos os defensores, assistentes sociais e psicólogos envolvidos na realização do programa.

Texto: Alessandra Lacerda

 

Deixe seu comentário

logo
Selo Município Verde - 2022-2023Selo UNICEF 2021-2024