
Nesta terça-feira, 2, 57 alunos do Projeto Virando o Jogo do Crato receberam certificação e equipamentos para atuarem no mercado de trabalho. Os participantes dos cursos de Cabeleireiro e Auxiliar Administrativo, iniciados em maio deste ano. Além das aulas, eles também foram contemplados com kits de ferramentas como incentivo ao empreendedorismo.
O Projeto Virando o Jogo é uma ação do Governo do Ceará, em parceria com a Prefeitura do Crato, para qualificar jovens e adolescente de 15 a 22 anos que estão fora da escola ou do mercado de trabalho, promovendo atividades socioeducativas como forma de incentivo para o retorno escolar, fortalecer vínculos e auxiliar na inserção no mercado de trabalho.
Para a Laiane dos Santos, aluna do projeto, no curso de Auxiliar Administrativo, "o Virando o Jogo é uma oportunidade real de mudança, de transformação, mas principalmente de recomeço. O projeto muda vidas, porque ele devolve algo que muita gente perde no caminho, a confiança em si mesmo. Ele te mostra que você é capaz, que existe um caminho possível e que, com esforço e apoio, você pode chegar onde antes achava que era impossível".
Jamille Vieira, articuladora do projeto no Crato, reitera o quanto a entrega dos certificados e dos kits é especial. "São muitas pessoas envolvidas, muitos sonhos, muitos projetos, e muita vontade de querer mudar e transformar o mundo um pouquinho, mudar a realidade de muitas pessoas; Desejo que vocês tenham todas as oportunidades, porque eu sei que o jogo já foi virado!"
O Projeto Virando o Jogo atua desde de 2019 e já atendeu mais de 6 mil jovens e 7 edições, com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) na hora de executar as atividades.
Texto: Larissa Carneiro