NOTÍCIAS

01-DEZ-2025

Crato investe em formação ambiental para servidores e encerra capacitação em gestão e sustentabilidade

Por Comunicação 01/12/2025 #meioambiente

Um momento de encontro com um dos espaços que irá se tornar referência em preservação ambiental no Crato. O encerramento do Curso de Formação Continuada em Gestão Ambiental e Sustentabilidade no Setor Público aconteceu na área que vai se tornar, a partir do mês de março de 2026, a sede do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) do Soldadinho Araripe Municipal. Participaram todos os integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Crato. O curso foi uma parceria entre a pasta e a Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM).

O objetivo da capacitação é de ampliar a compreensão dos servidores sobre os desafios e oportunidades da gestão ambiental contemporânea, especialmente no contexto das políticas públicas locais. As atividades desta sexta-feira, 28, foram uma oportunidade dos servidores reconhecerem a área que será integrada à secretaria, com cerca de 27 hectares, no sopé da Chapada do Araripe, e que irá passar por nova medição e melhorias na parte da infraestrutura, além de se tonar um viveiro ambiental municipal.

Após uma caminhada, café da manhã e exercícios, a equipe se dirigiu a uma das duas fontes existentes no local, conhecida como fonte Caiana. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Mudança do Clima, George Borges, será realizado no local, além do viveiro, um projeto importante voltado ao reflorestamento com vegetação nativa. O cultivo será através de orientação técnica para utilização no Plano de Arborização do Crato, que deve começar a ser posto em execução a partir do próximo ano.

A capacitação tem também a finalidade de proporcionar qualificação técnica e o fortalecimento das práticas sustentáveis na administração pública. O curso foi iniciado no último dia 31 de outubro, com a proposta formativa que une teoria, prática e reflexão crítica. A formação foi conduzida por um corpo docente de alta qualificação, reunindo nomes de reconhecida atuação acadêmica e técnica na área ambiental.

George Borges destacou a importância do curso na formação dos integrantes da secretaria. Para ele, a qualificação representa um investimento direto na eficiência das políticas ambientais do município. "Servidores bem preparados refletem em melhores serviços, mais responsabilidade socioambiental e maior impacto positivo nas ações da secretaria", afirma.

Texto: Elizangela Santos

 

Deixe seu comentário

logo
Selo Município Verde - 2022-2023
Selo ATRICON Diamante 2024Selo UNICEF 2021-2024