Na manhã da quinta-feira, 22, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Carlos Freires, participaram da solenidade de assinatura do termo de adesão ao Programa Garantia Safra 2020/2021. Nesta edição, a Prefeitura do Crato adere ao Garantia Safra com aporte de R$ 40.596,00 em recurso municipal, e 939 agricultores aptos a participarem do programa.
Durante a solenidade, que aconteceu de forma virtual, o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, De Assis Diniz, agradeceu a todos os gestores presentes, e pela adesão ao referido programa. Ele destacou a importância do benefício aos agricultores. "Queremos dar sustentabilidade, segurança aos nossos agricultores e agricultoras, e garantir o direito a esse benefício tão importante para os homens e mulheres do nosso sertão", disse.
Para o prefeito Zé Ailton Brasil, a iniciativa é de grande importância e valorosa para aqueles agricultores que foram prejudicados por conta da pandemia do coronavírus. "Poder participar desse momento é muito importante, principalmente para ajudar os nossos agricultores. Estamos trabalhando juntos, sem medir esforços, para levarmos melhorias aos cratenses", ressaltou.
Também estavam presentes na solenidade, o Presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), Júnior Castro e do Coordenador de Crédito Rural e Políticas Agrárias, José Arimatéa Gonçalves.
Garantia Safra
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico. O município do Crato teria um incremento de R$ 798.150,00, com a liberação das parcelas do referido programa para os 939 agricultores familiares inscritos.