A Rua José Tavares Bezerra, via que dá acesso aos bairros Mirandão e Santa Luzia, em Crato, acaba de receber obras de pavimentação, sarjeta e drenagem. Para evitar transbordamento do canal, a Prefeitura Municipal do Crato construiu uma ponte tipo passagem molhada com bueiro duplo capeado, melhorando a vazão da água e evitando prejuízos para a população.
Os moradores se queixavam das enchentes do canal, que ocorriam no período de chuvas, prejudicando o tráfego na localidade. O educador Físico Samuel Peixoto, mora na localidade há mais de um ano e presenciou um dos episódios de enchente do canal. "Acabava sendo um transtorno, principalmente em época de chuva, porque a antiga ponte caía e a gente tinha que dar uma volta. Quando inundava entrava água até na porta de casa. O que impediu de eu tirar o carro de casa uma vez", relembra.
Atendendo a essa demanda, a Seinfra finalizou as obras de drenagem e pavimentação da via. De acordo com o Secretário Adjunto, Lucas Maximino, a ponte garantirá mais segurança para os munícipes. "No período chuvoso, o tráfego ficava inviável e as pessoas não conseguiam passar por ter só um conjunto de manilhas que não dava vazão às águas. Essa passagem molhada, que é um bueiro duplo celular, vai aumentar a capacidade de suportar a vazão da água", explica Lucas.
O Secretário de Infraestrutura, Italo Samuel Dantas, destaca que a limpeza do equipamento será realizada nos períodos que antecedem a quadra chuvosa. "É natural que essas águas tragam resíduos, como galhos e areia, que podem assorear e diminuir a eficácia do dispositivo de drenagem. Por isso, a Prefeitura do Crato irá realizar a limpeza preventiva do equipamento, como vem fazendo em outros córregos e canais", explica.
Caminhos do Crato
Em conjunto com a ponte, o programa Caminhos do Crato promoveu a pavimentação asfáltica e sinalização da via, que liga dois importantes bairros do município. A ação melhorará a trafegabilidade e desafogará o trânsito na via principal que dá acesso ao Mirandão.