A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da equipe do Selo UNICEF, aderiu à campanha "Fora da Escola Não Pode", uma iniciativa do UNICEF. Utilizando como estratégia a Busca Ativa Escolar, equipes da SME, juntamente com as secretarias de Saúde e do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizam ações para mobilizar diversos públicos, a fim de avançar cada vez mais no enfrentamento a exclusão escolar, e também na concretização do direito à educação.
A pandemia pode ter acentuado a situação de vulnerabilidade de muitas famílias e ampliado as desigualdades educacionais em todo o país. A partir disso, a sociedade e o poder público devem tratar o direito à educação de crianças e adolescentes como prioridade. Mas essa questão precisa de uma atenção ainda maior em momentos de crises e emergências como este, causado pela COVID-19.
De acordo com a Secretária de Educação, Germana Brito, o Município vem trabalhando essa questão da evasão escolar desde o ano passado, com a criação de uma plataforma onde os professores ministram as aulas e interagem com os alunos, fortalecendo assim a aprendizagem e a permanência na escola. "Não podemos deixar de acreditar, de reforçar a importância do estudo, da rotina pedagógica dos nossos alunos. Nós precisamos incentivar que é importante a criança não deixar a escola, que é importante manter a sua rotina de estudo", ressaltou.