Na manhã desta quarta-feira, 14, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, e a primeira-dama, Aldalice Pinheiro, de forma virtual, participaram do Seminário Intersetorial do Programa Mais Infância Ceará, promovido pelo Governo o Estado, e voltado para gestores municipais, secretários estaduais e municipais, vereadores, e deputados estaduais e federais.
Contando com a participação da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, do governador Camilo Santana, e da vice-governadora, Izolda Cela, o referido evento visa ampliar o cuidado integral e integrado às crianças cearenses e suas famílias, e teve como tema a intersetorialidade de ações voltadas para o desenvolvimento da primeira infância.
Em sua fala, Onélia Santana falou sobre o início do programa, desde a ideia até a concepção, e sobre a importância do Mais Infância Ceará no desenvolvimento infantil. "Sabemos que a primeira infância, com início na gestação até os primeiros seis anos de vida, é o momento mais importante na formação do indivíduo. É uma janela de oportunidade e precisamos estimular as futuras gerações, proporcionando um ambiente saudável e acolhedor", ressaltou.
Para Camilo Santana, o seminário auxilia no fortalecimento do vínculo com os gestores municipais, que é de suma importância para que as políticas públicas voltadas ás crianças e as ações do programa sejam realizadas e dadas continuidade, independente de qual governador esteja comandando o estado. "O Mais Infância se tornou lei, aprovada na Assembleia. Isso quer dizer que ele precisa ser dado continuidade, independente do governador que venha depois de mim. O foco é o desenvolvimento da primeira infância dos nossos cearenses", destacou.
O Seminário Intersetorial do Programa Mais Infância Ceará contou ainda com um ciclo de palestras onde foram abordadas temáticas voltadas para o desenvolvimento infantil, as fases de formação do indivíduo, a importância do investimento na primeira infância, entre outros.
Criado em agosto de 2015, defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. A iniciativa, que abrange os 184 municípios cearenses, está estruturada em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar.