A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na última segunda-feira (12), a abertura do Curso de Formação, on line, para professores da rede municipal de ensino. A formação EAD do Programa Mais PAIC acontece em 18 módulos durante todo o mês de abril, por meio da plataforma meet, onde as aulas serão ministradas.
Na tarde desta quarta-feira (14), foram realizados os módulos, "Matemática 4º e 5º ano" e "Matemática e Ciências - Fun. II e EJA III-IV. Durante a formação, ministrada pela professora, Terezinha Barreto Feitosa, foi destacada a importância do aperfeiçoamento dos professores no desempenho do ensino remoto. Segundo ela, manter a rotina de sala de aula num ambiente virtual é o maior desafio para os professores.
Na oportunidade, foi debatido o papel do professor na pandemia e as ferramentas tecnológicas como mecanismos para manter a educação a distância. A professora destacou que os educadores precisam se informar, crescer enquanto figura pedagógica, destacando a importância da empatia. "Aprendendo, se informando, podemos melhorar na formação dos nossos alunos nesse momento desafiador de pandemia", disse a professora.
A coordenadora da Escola Maria Yara de Brito Gonçalves - CAIC, Raniela Batista, fez uma retrospectiva de seu trabalho em 2020 e as perspectivas para 2021, destacando que além do computador o celular foi uma ótima ferramenta de trabalho na utilização de aplicativos, o que proporcionou mais dinâmica nas aulas on line. "Percebi que os alunos se sentem acolhidos nesse momento quando inovamos com a criação de vídeos nas atividades. Nós aprendemos praticando, eu não conhecia essas ferramentas, mas me reinventei", disse a professora.
A representante da CRED, Maria Auristela, participou da formação e parabenizou a secretaria de educação pelo momento enriquecedor oferecido aos profissionais da educação do município. Segundo ela, "estamos nos apropriando dessas informações e ferramentas como recursos que vem contribuindo para superar esse momento para desenvolver um trabalho de excelência".
De acordo com a secretária de Educação, Germana Brito, as formações pedagógicas buscam aproximar cada vez mais os professores, alunos e toda comunidade. "A ideia é ampliar o conceito de diversas linguagens e desenvolver um planejamento pedagógico de sucesso dentro das limitações de uma pandemia", disse a secretária.