Realizando um trabalho assistencial de grande importância, e que vem fazendo a diferença durante a pandemia da COVID-19, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), oferta serviços voltados para pessoas em situação de rua, e para migrantes em equivalente situação.
O Centro de Referência Especializado Para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) desenvolve diversas atividades voltadas para esse público, entre elas, condições de acolhida na Rede Socioassistencial; contribui para a construção de novos projetos de vida, respeitando as habilidades e escolhas dos assistidos; assegura o acompanhamento especializado trabalhando a preservação da integridade e a autonomia da população em situação de rua; e promove atividades para o desenvolvimento de sociabilidade, fortalecendo vínculos interpessoais e familiares.
De acordo com a Coordenadora do Centro POP, Ioneida de Andrade, atualmente, há 58 cadastrados no referido equipamento, e em média, 30 migrantes que recebem atendimento. São ofertados os seguintes serviços: banho; alimentação (café da manhã e almoço); lavagem de roupas; kits de higiene; máscaras; vestimentas; salão de beleza (mensalmente); oficinas; palestras; atendimento social, psicológico, educacional e jurídico; e a viabilização de contatos telefônicos.
A equipe é composta por assistente social, psicólogo, advogado, orientador social, coordenação e pessoal de apoio. Para viabilizar a execução dos projetos, é trabalhada a ampliação dos serviços por meio de abordagens diurnas e noturnas; o fortalecimento da intersetorialidade; implementação de oficinas que são ministradas por pessoas do público atendido pelo Centro POP; e a parceria com instituições, como Casa da Misericórdia, Associação Acolher Vida Livre, Comunidade Aliança de Misericórdia, Fazenda da Esperança, Casa do Idoso e CERAI.
O Centro POP do município do Crato fica localizado na Rua Coronel Secundo, 684, Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados e domingos, das 8h às 14h.