A Semana da Água e da Árvore é encerrada em Crato, nesta quarta-feira, 24, com um saldo de mais de 300 mudas plantadas durante o evento. A última etapa dos plantios aconteceu no sítio Jenipapo, onde a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (Semadt), em parceria com a União Protetora dos Animais e Meio Ambiente (Upama), realizou ação ambiental de recuperação de área degradada. Foram plantadas mais de 100 mudas de espécies como ipê, sabiá e angico no sítio Jenipapo, distrito de Bela Vista.
A semana encerra sua programação deixando a mensagem educativa sobre a importância de plantar árvores nativas, cuidar e multiplicar essa ideia. Incentivar o plantio de árvores é um trabalho contínuo, que a Administração Municipal do Crato tem realizado por meio de doação de mudas, qualquer cidadão pode conseguir, na sede da Semadt, uma autorização para pegar até dez mudas no Viveiro Municipal.
O Fiscal Ambiental da Semadt, Jailson Braga, explica a importância do cultivo de espécies nativas para recuperação do solo. "Ao plantar mudas nativas, é possível garantir um bom nível de crescimento. Em alguns casos, em pouco mais de dois anos já é possível perceber um completo restabelecimento do equilíbrio ecológico. Nosso objetivo é promover o reflorestamento visando recuperar áreas que por forças naturais ou humanas perderam sua vegetação", afirma.