A Semana da Água e da Árvore teve início nesta segunda-feira, 22, em Crato. Ações educativas, de incentivo a preservação e recuperação do meio ambiente, têm sido realizadas pela Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (Semadt) Na manha desta segunda-feira, 22, foram plantadas 100 mudas de plantas nativas no entorno do Canal do Rio Granjeiro, em frente à Escola 18 de Maio, área degradada onde são despejados resíduos sólidos e entulhos diariamente.
Com o tema "Árvores Nativas - Plantar, Cuidar e Multiplicar", a Semana da Água e da Árvore realizará o plantio de 300 mudas nativas de Ipê e Sabiá. A arborização é de grande importância para o ecossistema, preservação das águas e benefícios climáticos. A fiscal ambiental da Semadt, Milena Cordeiro, destaca a importância da população ser agente participativo nesse projeto, ajudando a cuidar das mudas e não fazendo descarte irregular de lixo.
É o que ocorre nas margens do Canal do Rio Granjeiro, após o mercado público Walter Peixoto. O dilema antigo de descarte de resíduos, que prejudica o meio ambiente e põe em risco a saúde da população em seu entorno. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente do Crato, Stephenson Ramalho, a semana da Água e da Árvore tem sido uma semente para o despertar e conscientização dos munícipes.
"O plantio das mudas na margem do canal é um esforço da administração municipal para qualificar esse espaço. Até porque temos equipamentos importantes como um sistema de abastecimento de água, uma escola e o mercado público próximos a essa área. Há mais de três meses vem sendo feito trabalhos de limpeza e desassoreamento do canal e esse trabalho de plantio de árvore irá melhorar visualmente e esperamos conscientizar a população", afirma.
Programação
As atividades ambientais de arborização seguem até quarta-feira, 24. Nesta terça-feira, às 08h, a Secretaria de Meio Ambiente realizará plantio de mais 100 mudas na Praça do Bairro Palmeiral, localizada na Avenida Brigadeiro José Sampaio de Macêdo.
A última etapa do projeto será a recuperação de área degradada no Sítio Jenipapo, no distrito de Bela Vista, com o plantio de mais 100 mudas.