O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou na tarde desta quinta-feira, 4, de reunião virtual para debater uma política de Combate à Covid - 19, de forma unificada, para os municípios do Crajubar, através de um comitê regional, que será formalizado na próxima segunda-feira, dia 08, em nova reunião. Por sugestão da Secretaria de Saúde do Estado, também devem ser incluídos os municípios de Iguatu, Icó e Brejo Santo, que fazem parte da macrorregião sul do Estado, já que todos os municípios estão interligados à rede, principalmente quando se trata das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), para atender as cidades.
Os prefeitos participantes de Barbalha, Guilherme Landim, e de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, aceitaram a sugestão da Secretaria de Saúde do Estado de formar o comitê regional com os prefeitos, representantes do judiciário, câmaras municipais, Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) e Ministério Público, para que sejam tomadas decisões relacionadas à esses municípios. Durante a reunião com o prefeito, em Crato, estiveram o Presidente da Câmara Municipal, Florisval Coriolano, e a Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Alencar, além da presença virtual da secretária de Saúde, Marina Feitosa, e as secretárias de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Rolim, e de Barbalha, Janine Rosas, e a coordenadoria da Regional de Saúde, Teresa Cristina.
Fiscalização mais intensa
As principais definições desse primeiro momento serão de intensificar e combater as festas clandestinas, com fiscalização rigorosa, envolvendo o trabalho da Polícia Militar, Vigilância Sanitária, e os órgãos de segurança de cada um dos municípios, para que as medidas dos decretos sejam cumpridas, além de maiores esclarecimentos quanto ao número de leitos, ampliar a comunicação relacionada à gravidade no aumento dos casos. No momento, 100% dos leitos das UTIs estão ocupados, com fila de 8 pessoas aguardando vaga. No Crato, dos 10 leitos disponibilizados desde a última segunda-feira, o último deles foi ocupado na manhã desta quinta-feira, 4.
A cada semana serão realizadas as análises por parte do comitê que será formado, e só então as novas medidas deverão ser tomadas de forma integrada pelas cidades que farão parte. Além disso, já ficou definido a partir da reunião ocorrida nesta quinta-feira, que o consumo de bebidas alcoólicas terá uma fiscalização maior, com a proibição do uso em espaços públicos, bares e restaurantes.