O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou na tarde desta quinta-feira, 18, de reunião virtual de prefeitos de todo o Estado e o Governador, Camilo Santana, a Vice-governadora, Izolda Cela, além do Secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr Cabeto), para tratar das novas medidas adotadas no Ceará para conter o avanço da pandemia.
O governador classifica esse momento como muito grave e destaca a importância de dialogar com os municípios para fortalecer as ações, além de possibilitar auxílios a alguns segmentos, para criar uma política de apoio aos setores mais afetados pela pandemia. "Com isso, reiteramos a necessidade de continuarmos fortalecendo essas ações em Crato, e adotaremos o que for necessário no sentido de minimizar os impactos da pandemia, contando com o apoio da população, para continuar com a prevenção à Covid - 19", diz o Prefeito. Ele destaca a necessidade da população continuar evitando as aglomerações, mantendo a higienização com álcool em gel e água e sabão, além do uso da máscara.
Também participaram da reunião a Secretária de Saúde, Marina Feitosa, a adjunta, Milena Brasil, a Coordenadora Especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, e o vice-prefeito, André Barreto. A vice-governadora, Izolda Cela, destacou a importância do comportamento da população em relação à questão da contaminação no Estado.
Fortalecimento de medidas
O Secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, ressaltou a necessidade de fortalecimento das medidas nesse momento e a ampliação de leitos em todas as regiões, incluindo o Cariri que deverá receber mais 40 leitos de UTI. Ele destaca a importância da manutenção dos incentivos das terapias intensivas, suspensão das cirurgias eletivas nesse momento, com exceção dos casos mais graves, para o atendimento dos pacientes de Covid - 19. Novos testes por antígeno deverão ser adquiridos para a distribuição em todo o Estado.
O Secretário ainda destacou o momento de gravidade para essa segunda onda de casos de Covid - 19 no Estado. Segundo ele, em algumas regiões a situação poderá ser na mesma proporção ou até pior que a primeira onda.
O presidente da Aprece, Júnior Castro, esteve participando da reunião. Ele destacou a importância de representações por regiões para o planejamento de algumas ações integradas, um trabalho mais efetivo em relação às barreiras sanitárias, além de verificar melhor a atuação das barreiras sanitárias.
Nesta sexta-feira, 19, Zé Ailton irá se reunir com prefeitos das cidades da Região Metropolitana do Cariri para tratar de pontos como a efetividade de funcionamento das barreiras sanitárias, entre outras ações integradas.