A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Saúde do Município (SMS), vem a público esclarecer que a vacinação contra a COVID-19, iniciada dia 19 de janeiro, vem seguindo todos os critérios relacionados à orientação do Ministério da Saúde em suas respectivas etapas e aos públicos correspondentes.
A recomendação foi seguida pela Secretaria de Saúde, após contemplar os idosos previamente cadastrados. Assim, a operacionalização de vacina passou a atender esta ordem de prioridade. Nesse sentido, idosos de diversas faixas etárias acima de 75 anos tiveram suas doses administradas, não fugindo ao critério de vacinação do grupo prioritário previsto pelo Ministério da Saúde contemplado na 1ª Fase da Campanha de Vacinação contra a COVID-19.
A SMS informa que a vacinação contra a COVID-19 é única e exclusivamente ofertada a todos os brasileiros através do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Vale ressaltar que o Crato foi um dos primeiros municípios a publicar e divulgar com toda a sociedade o Plano de Operacionalização de Vacinação contra a COVID-19, além de apresentar/informar a sua população por meio de veículos de comunicação (rádios, blogs, televisão local, mídias sociais), quase que diariamente, a operacionalização da vacina e os encaminhamentos necessários a cada nova etapa. Informamos também que está disponível no sítio eletrônico https://crato.ce.gov.br, a lista das pessoas já vacinadas contra a COVID-19, de acordo com os grupos prioritários em vacinação até o presente momento.
Enfatizamos que a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, e o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todos, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais. O SUS garante ainda a igualdade da assistência à saúde sem preconceitos ou privilégios a qualquer espécie.
Assim a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Saúde, repudia qualquer ação de "fura fila" e reafirma o seu compromisso com os princípios e diretrizes do SUS, reitera a transparência das suas ações e trabalha desde o início da pandemia, buscando a prevenção da doença e promoção da saúde dos cratenses, no desejo de vacinar todas as pessoas dos grupos prioritários, conforme disponibilidade de doses.