A Secretaria de Saúde do Crato informa que vem seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará quanto à operacionalização da vacinação contra a COVID-19, no atendimento aos grupos prioritários.
O município recebeu lotes das duas vacinas disponíveis no Brasil: Coronavac e AstraZeneca. A Coronavac é destinada, na primeira fase, aos profissionais de saúde. E a AstraZeneca destinada, inicialmente, às pessoas acima de 75 anos.
No último dia 26 de janeiro, o Crato recebeu 91 frascos da AstraZeneca, que totalizam mais de 920 doses do imunizante, garantindo apenas 18% da população acima de 75 anos no Crato, cerca de 6 mil pessoas. A orientação foi vacinar esse público que é mais vulnerável e que representa 46,9% dos óbitos acumulados pela doença no Ceará, segundo o IntegraSUS.
A vacinação domiciliar, para garantir a segurança dos idosos, iniciou ainda no dia 26. Já no dia 29 de janeiro, devido as doses não serem suficientes para imunizar toda a população com 75 anos ou mais, o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiram as estratégias de distribuição e de uso das doses nesse público específico, seguindo a pactuação de prioridades:
1º - Idosos a partir de 75 anos acamados;
2º - Idosos a partir de 90 anos;
3º - Idosos a partir de 85 anos;
4º - Idosos a partir de 80 anos;
5º - Idosos a partir de 75 anos.
A partir dos agendamentos já realizados pelo 0800 e ampliados junto às Unidades Básicas de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde e também pelo aplicativo WhatsApp, a Secretaria de Saúde reorganizou suas rotas para atender a esta ordem.
Agendamento
A SMS finalizou a aplicação do primeiro lote destinado aos idosos acima de 75 anos e aguarda novas remessas para prosseguir a lista gerada pelo cadastramento. Assim que o município receber novas doses, a vacinação continuará atendendo às prioridades.
"Queremos reforçar o compromisso da gestão municipal em levar a vacina o quanto antes para toda população e, para isso, continuamos com o agendamento das pessoas nessas faixas etárias para que, quando as novas doses chegarem ao município, continuarmos a imunização dos nossos idosos", comenta Marina Feitosa, secretária de Saúde do Crato.
A Secretaria de Saúde informa ainda que não tem como determinar um calendário de vacinação, por não ter conhecimento prévio, por parte do Governo Federal, quanto ao total de vacinas destinado ao município.
Alerta
Toda a comunicação referente à vacinação, bem como a todas as questões relacionadas à COVID-19, incluindo o vacinômetro, é realizada nos canais oficiais da prefeitura: site e redes sociais; e com apoio da imprensa local.