O Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Crato (PreviCrato) vem a público repudiar um material distribuído com a manchete de que instituição possui um "Rombo de 669 milhões de reais".
O PreviCrato, gerido com a mais alta qualidade técnica e legal, possui completa regularidade atestada initerruptamente pela Secretaria de Previdência Social, informação que pode ser consultada publicamente por qualquer cidadão, pelo Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) do Município do Crato, no site do próprio Ministério da Economia/Secretaria de Previdência (SPREV).
Existe, na área da Previdência Social, o cálculo de um valor que necessita ser "juntado", a exemplo de uma poupança, para pagar as aposentadorias que ainda vão ser concedidas a longo prazo, 10, 20, 30 ou mais anos. Portanto, não é uma dívida, mas um déficit "ATUARIAL" (parte da estatística que analisa valores relacionados com a teoria e o cálculo de seguros numa coletividade).
Esse é um cálculo que prevê o valor necessário para pagar os futuros aposentados da Prefeitura, através das contribuições que ainda vão ser pagas, descontadas dos servidores e da própria prefeitura, como órgão patronal.
O déficit atuarial da PreviCrato, em 2020, é de R$ 513.801.615,70, a serem juntados, recalculados, corrigidos e acompanhados, anualmente, garantindo que as contribuições mensais dos servidores e da Prefeitura vão cobrir tranquilamente esse déficit. Vale salientar que a Prefeitura não tem nenhuma dívida junto ao PreviCrato, estando todas as contribuições rigorosamente em dia, inclusive com alguns parcelamentos antigos, já quitados.
As informações do PreviCrato podem ser facilmente consultadas no sistema da Secretaria de Previdência Social do Ministério da Economia, atestando que esse material trata-se de fake news.