Na última sexta-feira, (29), o secretário Amadeu de Freitas apresentou ao prefeito Zé Ailton Brasil o Plano de Gestão da Cultura do município do Crato para o quatriênio 2021- 2024. A apresentação aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença do secretário adjunto da Cultura, Wilton Dedê, e parte da equipe técnica.
De acordo com o secretário Amadeu, o documento registra o Plano de Gestão da Politica Municipal de Cultura do Crato por meio de cinco eixos estratégicos definidos durante vários encontros da equipe inicial da Secretaria de Cultura, realizados ao longo do mês de janeiro de 2021. "Nosso ponto de partida para elaboração do plano foi caminhar, na perspectiva de uma gestão democrática e capaz de efetivar a Cultura como direito fundamental, nas suas dimensões simbólica, cidadã e econômica" destacou.
Partindo da premissa da importância da cultura como identidade e elemento constitutivo do desenvolvimento sustentável, o plano deixou em evidência, a necessidade de que o reconhecimento e a valorização da identidade cultural de uma comunidade podem construir condições fundamentais para seu desenvolvimento sustentável. Assim, definir de forma participativa, uma política municipal de Cultura, articulada com outras políticas públicas, é uma tarefa urgente e fundamental para a construção de uma rede de comunidades sustentáveis.
Os eixos que serão trabalhados serão: Eixo 1: Difusão cultural, inclusão e cidadania. Que tem como objetivo contribuir para ampliar o acesso da população aos bens e serviços culturais e fortalecer a inclusão de agentes culturais do município em sua mais ampla diversidade.
Eixo 2: Gestão democrática e acesso à informação Objetivo: Assegurar a participação e o diálogo permanente entre a gestão da Cultura, os diversos segmentos da sociedade civil e agentes culturais, nos processos de planejamento, gestão e controle social das políticas públicas de Cultura no município.
Eixo 3: Patrimônio e memória social Objetivo: Contribuir para salvaguardar a história, a memória, a identidade e o patrimônio material e imaterial do Crato.
Eixo 4: Infraestrutura e equipamentos culturais Objetivo: Reestruturar e requalificar os espaços e equipamentos culturais do município, democratizando seus usos e ampliar as oportunidades de acesso.
Eixo 5: Financiamento da Cultura Objetivo: Assegurar o adequado financiamento da política cultural do município, de forma a promover a cultura como direito e como impulsionadora do desenvolvimento da economia local e regional.
O prefeito Zé Ailton Brasil aprovou o plano e se prontificou a apoiar em todos os aspectos.