Por meio de videoconferência, o prefeito Zé Ailton Brasil participou nessa terça-feira, 26, de assembleia para a eleição da nova diretoria do Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos (COMARES), biênio 2021-2022, onde foi eleito, por unanimidade, para ser presidente do referido consórcio.
A nova diretoria terá como vice-presidente Glêdson Bezerra, prefeito de Juazeiro do Norte; seguindo da Diretoria Administrativa, com Guilherme Saraiva, prefeito de Barbalha; Diretoria Financeira, Ítalo Brito, prefeito de Nova Olinda; e Diretoria Executiva Operacional, o prefeito Edmilson Leite, de Caririaçu.
Para o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, foi uma reunião muito proveitosa, e que a partir de agora, o objetivo é acelerar essa questão da destinação final com o aterro sanitário para a Região Metropolitana do Cariri, acabando com os lixões e gerando mais saúde, e preservação do meio ambiente. "Esse grande projeto irá beneficiar dez municípios da região, oferecendo melhores condições de saúde, e preservação do meio ambiente com o melhor e adequado direcionamento dos nossos resíduos sólidos", destacou.
Durante o encontro, o Secretário-Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, falou sobre a instituição do consórcio, explicou os pontos de cada fase, os dados técnicos e como se dará a questão das destinações dos recursos. Ele tratou ainda sobre um calendário para que o projeto saia definitivamente do papel. "A escolha pelo modelo de Concessão ou Parceria Público-Privada (PPP) foi para se conseguir dar encaminhamento voltado à destinação final", ressaltou o secretário.
Após a eleição, foi realizada a primeira reunião para os detalhamentos técnicos, apresentação do projeto da Concessão de Resíduos Sólidos COMARES, um balanço das ações, a prestação de contas referente à Gestão 2020, e em seguida a aprovação destas.
Também estavam presentes na reunião, prefeitos de dez municípios da Região do Cariri; o vice-prefeito do Crato, André Barreto; o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Stephenson Ramalho; técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional; da Caixa Econômica Federal, e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que tem por finalidade principal auxiliar na estrutura organizacional desse consórcio.