Incentivar e garantir assistência técnica aos pequenos produtores rurais do município do Crato tem sido uma das prioridades da Gestão municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH). Em parceria com a Associação Rural do Crato, a SMDARH tem realizado a limpeza, ampliação e construção de barreiros, tecnologia social de baixo custo, comumente usada no semiárido brasileiro para captação e armazenamento de água durante os períodos de estiagem.
O barreiro instalado na propriedade do agricultor Francisco Macedo de Holanda, existe há 15 anos. O reservatório, destinado ao abastecimento de pouco mais de 30 gados, estava precisando de manutenção e limpeza. "Com o tempo vai entrando terra de fora e a água vai ficando suja. Então a Prefeitura fez uma ampliação e limpeza que atingiu meu objetivo, porque dobrou o volume de água. Esse barreiro serve para fornecer água para o gado. agradeço demais esse projeto", comemora o produtor.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, o projeto de limpeza e adequação dos barreiros contemplou, em 2020, cerca de 35 famílias. "Esse ano a meta é garantir o benefício para mais 40 famílias de pequenos produtores e agricultores do Crato", afirma o secretário.
A Associação Rural do Crato vem trabalhando em parceria com a administração municipal e pautando as principais demandas dos agricultores familiares locais. O Presidente da associação, Francisco Nuclécio, destaca a importância dos barreiros para contenção de água do período chuvoso para os meses de estiagem. "Quanto associação a gente agradece a atenção que a Secretaria de Desenvolvimento Agrário tem dado no nosso município, o que tem resultado em melhorias para os nossos trabalhadores rurais. Como estamos no período de inverno, a ampliação desses barreiros, bem como a construção de outros é fundamental para conter a água na nossa comunidade e garantir o abastecimento dos nossos animais", explica.