A Secretária de Educação do Município do Crato, Germana Brito, informou que o início do ano letivo se dará no próximo dia 1º de fevereiro de forma remota, para todos os alunos do município. Segundo ela, nesse retorno serão avaliadas as escolas e as séries para que possam iniciar de forma híbrida, retornando de maneira gradual e segura.
A gestora destaca que ainda não há uma previsão para que as aulas voltem de forma presencial, contudo, ela afirma que a gestão pretende realizar melhorias para atender os alunos. "Pretendemos fazer uma ampliação nas escolas de tempo integral, com foco pedagógico muito maior e com o cuidado na consolidação das habilidades dos alunos", frisa Germana.
Com relação ao aprendizado de 2020, Germana disse que a pasta acompanha cada aluno e que será realizada uma avaliação para diagnosticar o nível que eles se encontram, após um ano de ensino remoto, para que sejam feitas as devidas adequações e identificada a realidade no aprendizado.
Germana destacou que, neste momento, vê como risco grande a retomada das aulas presenciais e que precisa esperar por um abrandamento pandêmico. Ela destaca que a gestão municipal vem investindo na melhoria da educação com projetos de reformas e ampliação das unidades escolares, como o CEI da Vila Lobo que será entregue em breve, além da construção do CEI do Conjunto Filemon Teles, do CEI da Ponta da Serra e na aquisição de equipamentos para as salas de PROINFO nas escolas.
Secretária de Educação, Germana Brito