A Prefeitura Municipal do Crato iniciou o ano de 2021 intensificando os serviços de limpeza urbana, uma forma de se preparar para atravessar a quadra invernosa de forma segura. Somada às ações de revitalização das vias, com capinação e desobstrução das canaletas, está sendo realizado a limpeza do lixo nas margens do Canal do Rio Granjeiro e desassoreamento.
O Secretário de Serviços Públicos do Crato, Tota Lobo, informa que o desassoreamento do Canal e a limpeza de seu entorno é uma determinação do Prefeito Zé Ailton Brasil e faz parte dos mutirões de limpeza que ocorrem em todo o município. "Demos início a limpeza nas margens do Rio Granjeiro essa é uma preocupação constante da administração, não só o canal do Rio Granjeiro, tendo em vista a quadra invernosa, mas de toda a cidade, de todos os bairros do Crato", destaca o secretário.
O marceneiro, José Bonifácio, mora há 15 anos de frete ao Canal, nas proximidades do Mercado Público Municipal. "Já sofri e tive muitas consequências por morar em frente ao Canal do Rio Granjeiro", relembra com tristeza o drama vivido na enchente de 2011.
Além do receio de novas enchentes, a população que vive em torno do canal ainda se queixa dos descartes de resíduos no entorno do Canal, principalmente na margem da vazante, em frente à escola pública 18 de Maio. Para garantir que o serviço de limpeza surta o efeito desejado é necessário a colaboração da população. "O que mais me preocupa é a questão da saúde, com o amontoado de lixo que o povo descarta de forma indevida, muitas vezes isso aqui fica coberto de urubus", afirma José Bonifácio.