O Prefeito Municipal do Crato, Zé Ailton Brasil, participou na manhã desta terça-feira, 12, de reunião virtual com o Governador do Estado, Camilo Santana, Prefeitos dos Municípios do Estado, além de integrantes do seu secretariado. O objetivo foi tratar de projetos que estão sendo desenvolvidos no Estado e questões relacionadas à pandemia. Na ocasião, o governador lançou o Programa Cuidar Melhor.
O Governador destacou ao longo do processo de atendimento às vítimas da pandemia, a ampliação de 2.800 leitos, 900 deles de UTI. Além disso, a compra de equipamentos como EPIs, máscara, compra de hospital privado, ações sociais para dar apoio às famílias mais vulneráveis do Estado, vale alimentação para os estudantes, auxílio catador, antecipação do pagamento do cartão Mais Infância, além de uma série de ações na área da economia.
Camilo Santana ainda ressaltou que foi realizado um conjunto de ações importantes relacionadas à pandemia, mas externou a sua preocupação com a doença, que continua acontecendo. Anunciou que ainda esse mês começa a vacinação no Ceará. Até o dia 21 de janeiro estará apresentando a data e quer antecipar para incluir alguns grupos prioritários na programação. "O importante é que a gente inicie essa vacina e até o meio do ano tenhamos imunizado pelo menos 2 milhões de cearenses", disse.
O Governador ainda salientou a importância dos prefeitos fortalecerem as campanhas nos municípios de combate à pandemia, além de destacar o retorno às aulas nas cidades, ainda que de forma híbrida. "O retorno às aulas é um desafio, que precisamos fazer de forma segura", afirma. Ele ainda destacou a sua preocupação em garantir o volume de investimento público no Estado e a geração de empregos.
Plano de vacinação no Crato
O fortalecimento da campanha para vacinação dos cratenses contra a Covid -19 tem sido uma das grandes preocupações do Prefeito Zé Ailton Brasil, já que o Crato dispõe de recursos na área da Saúde de R$ 7 milhões e conta com um plano de vacinação, que será apresentado nos próximos dias. Segundo a Secretária de Saúde, Marina Feitosa, todos os procedimentos relacionados à preparação de estrutura para atendimento serão organizados, além de um trabalho que venha atender os grupos prioritários, a serem imunizados inicialmente.