A Prefeitura Municipal do Crato, no contexto do Programa Crato contra a COVID-19, organizou seleção para a contratação temporária de 100 agentes educadores que estarão atuando no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus junto à população, com o devido suporte de orientação educacional em relação ao cumprimento de isolamento social, cumprimento dos Decretos Municipais e demais ações direcionadas a sensibilização, prevenção e controle da pandemia no município.
Os selecionados foram subdivididos em grupos e estão participando, durante essa semana (10 a 14 de agosto), de capacitação ministrada pelos técnicos da Vigilância Sanitária para estarem efetivamente aptos a exercerem a função de educadores sociais, que irão disponibilizar orientações de prevenção, cuidados e combate a COVID-19.
Duas das agentes selecionadas que estão participando da capacitação, Milene Honório dos Santos e Bárbara Nataly Pereira de Sousa, relataram que se sentem preparadas para somar na batalha contra o novo coronavírus, que segundo elas trata-se de uma importante ação da gestão "Juntos poderemos combater a COVID-19. Juntos, unidos e fortes, conseguiremos com a conscientização diminuir os casos", disse Milene.
As técnicas da equipe da Vigilância Sanitária responsáveis pela capacitação são: as fiscais, Rejane Alexandre, Jennifer Mariano e Adriana Melo; a tecnóloga em alimentos, Ana Letícia Lima; a tecnóloga ambiental, Yunara Leal; e a gerente de Célula da Vigilância Sanitária/Ambiental, Ana Lígia Aquino.
O trabalho dos agentes educadores terá como premissa o fornecimento de orientações acerca de medidas preventivas relacionadas ao novo coronavírus, se configurando como mais uma ação no enfrentamento da pandemia e na preservação da saúde da população do Crato.