Durante reunião semanal, na tarde desta segunda-feira (3), a gestão municipal do Crato discutiu as ações adotadas a abertura das empresas, nesta Fase 1, com os integrantes do Grupo de Trabalho que acompanha a implantação do Plano de Retomada Econômica do município.
Além de discutir as ações implantadas, o grupo formado por representantes do legislativo municipal, CDL Crato; Sebrae; Associação Comercial; Sindlojas; Câmara Municipal; UFCA, URCA, Conselho de Desenvolvimento Econômico e empresários locais, também sugere ações e medidas no combate ao novo coronavírus e acompanha o quadro epidemiológico.
A Vigilância Sanitária informou que acompanhou de perto a reabertura do centro comercial, orientando população e lojistas para garantir a adoção de todas as medidas de segurança orientadas pela Secretaria de Saúde.
Durante a reunião, a secretária de Saúde, Marina Feitosa, apresentou mais um boletim epidemiológico e destacou a responsabilidade da gestão municipal com os profissionais de saúde que estão no front do combate ao COVID-19. Segundo ela, o município registrou menos de 2% de contaminação dos profissionais de saúde, devido à garantia da segurança de EPI´s.
Marina destacou que, esta semana, tem início o projeto "Fique em casa, a saúde vai ate você", mais uma ação da gestão municipal, que pretende atender os pacientes acima de 60 anos em sua residência. "Tenho certeza do sucesso desse programa. Essa semana estaremos capacitando, por meio da vigilância sanitária, através dos agentes educadores, orientando a população na prevenção da COVID-19", disse.
O coordenador das ações de combate à COVID-19 do Crato, André Barreto, solicitou que todos os setores tenham cuidados redobrados durante essa retomada para que o município possa continuar avançando. "É preciso reforçar nossos cuidados com proteção do uso de máscaras, higiene e isolamento social, para que possamos seguir avançando no plano de retomada das atividades", frisa André.
O secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas, ressalta que seu comando finalizou as barreiras sanitárias e que o seu efetivo se deslocou para atuar no centro da cidade. "A partir desta terça-feira (4), estaremos focando nos ambulantes, na fiscalização dos transportes alternativos para a adoção das medidas protetivas, como álcool gel e distanciamento, além de atender as denúncias de aglomeração, numa parceria do Demutran, Guarda Municipal e Secretaria de Meio Ambiente", afirmou.