O município do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, vem trabalhando e se preparando para as demandas advindas da Lei Aldir Blanc, que foi recentemente sancionada, em um trabalho de articulação a nível nacional, protagonizada pelos trabalhadores da cultura.
Diante disso, na tarde desta quinta-feira (23), o secretário de Cultura, Wilton Dedê, participou de uma live com o grupo do Geopark Araripe, onde a equipe da secretaria de cultura repassou as informações sobre a Lei Aldir Blanc, que prevê o repasse de benefícios, neste período de pandemia, para toda a cadeia de trabalhadores da cultura.
A Lei Aldir Blanc estará disponibilizando para o município do Crato a quantia de R$ 914 mil reais. A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, sancionada em junho, estabelece um conjunto de ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da área da cultura, além da manutenção dos espaços culturais durante a pandemia da COVID-19.
De acordo com o secretário, o município criou um comitê interno formado por representantes da Procuradoria, Controladoria, Secretaria de fFnanças e pela equipe interna da SECULT Crato para tratar das demandas da Lei. Diante das exigências da mesma, o município já tem um sistema de cultura implantado por lei municipal que conta com o apoio do Conselho Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura.
Wilton Dedê acrescenta que foi criado um cadastro do Mapa Municipal de Cultura, que é uma das exigências para o cumprimento da lei, e convida todos os artistas para se inscreverem no cadastro, através do link: www.crato.ce.gov.br/mapacultural para se habilitar para o beneficio da Lei Aldir Blanc.