
Com a perspectiva de beneficiar mais de 250 produtores rurais do Crato, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos avança nos serviços de aração e gradagem. Durante esta semana, as máquinas estão intensificando os serviços na comunidade da Malhada. Na semana passada, os serviços estavam sendo realizados na comunidade do sítio Genipapo.
O programa em Crato foi lançado mais cedo, ainda em 2025, levando aos agricultores a preparação da terra, coincidindo com o início das primeiras precipitações chuvosas. A secretária da pasta, Julliana Bezerra, afirma que a agenda de trabalho será intensificada com o incremento de mais uma máquina.
O Proara também vem sendo realizado em sintonia com o Programa Hora de Plantar, com a distribuição dos grãos selecionados pelo Governo do Estado. O principal cultivo é de milho, feijão, amendoim e outros cultivares mais comuns na região, como a fava.
A secretária afirma que a perspectiva é que este ano haja uma produção maior. Na medida em que houver avanço do Programa, ela afirma que as máquinas serão direcionadas à novas localidades para o preparo e gradagem das terras. A meta é chegar a mais de 200 hectares este ano. Na última semana, os trabalhos foram realizados nas comunidades de Dois Fornos e Alto Grande, na Serra do Araripe.
Texto: Elizangela Santos