
A Prefeitura do Crato realiza, na manhã desta segunda-feira, 17, às 9 horas, no auditório do Palácio Alexandre Arraes, a entrega da Comenda para os Zeladores de Terreiro, iniciativa que celebra e reconhece lideranças religiosas que dedicam suas vidas à preservação das tradições afro-brasileiras, ao acolhimento comunitário e ao fortalecimento da cultura de matriz africana na cidade.
A homenagem é promovida pela Secretaria dos Direitos Humanos, por meio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), em parceria com o Instituto Ibiléwà, reforçando o compromisso do município com o respeito à diversidade religiosa e o combate ao racismo religioso. E também faz parte da programação do Novembro Negro - Crato sem Racismo.
Homenageados
Francimary Figueirêdo
Formada em Direito e atuante no sistema jurídico como Escrevente Substituta, Francimary também acumula mais de 15 anos de vivência na Umbanda. Desde 2009, exerce papel de acolhimento dentro da religiosidade, oferecendo assistência contínua à comunidade. É dirigente da CASULA
- Casa de Umbanda Luz de Aruanda, cuja atuação se iniciou em 2014.
Thiago Florêncio
Awó ni Orunmila Ifatumbi e babalaô do culto de Ifá da rama Afrocubana, Thiago é fundador da Egbé Ifatumbi, situada no Crato. Professor do Departamento de História da URCA e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História, é pesquisador, líder do Grupo NEDESA (Núcleo de Estudos de Descolonização do Saber) e coordenador do projeto de extensão CinemÁfrica ao Luar. Sua trajetória acadêmica e religiosa se complementam na promoção do saber afro-brasileiro.
Francisco Iran de Lima (Iran Tambozeiro)
Ogã e referência musical nos rituais de Umbanda, Iran atua desde muito jovem tocando tambor e cantando pontos, elementos essenciais para a energia espiritual dos terreiros. Sua contribuição garante a conexão com os orixás e a manutenção da força ancestral.
Valorização da cultura e da fé
A entrega da Comenda para Zeladores de Terreiro simboliza a valorização de histórias de dedicação, resistência e fé. Reconhecer essas lideranças é reafirmar o compromisso com a liberdade religiosa e com o fortalecimento das tradições que formam a identidade cultural da cidade.
A programação do Novembro Negro segue até o fim do mês. Confira:
17/11
Roda Conversa "Ancestralidade, resistência e vozes negras: o protagonismo das mulheres de axé".
Ministrantes:
Mãe Brígida, Mãe de santo da comunidade Aldeia do Caboclo 7 flechas
Lívia Nascimento (Coordenadora de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial do Crato)
Horário: 15h
Local: Auditório da Vila da Música
17/11
Apresentação musical do grupo Vozes Bárbaras
Horário: 17h30
Local: Estacionamento da Vila da Música
18/11
"Ancestralidade que ensina, Territórios que inspiram" - Encontro de Jovens Quilombolas e Atividade cultural.
Horário: 13h
Local: Comunidade quilombola do Sítio Carcarás - Potengi/CE
19/11
Círculo de leitura mediado por Ana Maria na Afroteca
Horário: 18h30
Local: Sede do GRUNEC
21/11
Encontro de Povos de Terreiros
Horário: 18h
Local: Anfiteatro na Encosta do Seminário
20/11 a 23/11
Teia Cariri - Encontro dos pontos de cultura do Ceará (acompanhar a programação completa nas redes sociais @culturavivacaririce e @culturavivace)
Horário: 9h
Local: Centro Cultural do Cariri
23/11
Festejos de Pena Branca na Chapada do Araripe
Horário: 9h
Local: Chapada do Araripe (acompanhar programação no perfil @ibilewacariri)
25/11
II Marcha Nacional das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver (acompanhar a programação no perfil @marchadasmulheresnegrascariri)
Local: Brasília
29/11
Festa no Terreiro Mãe Rita Paulino - C.E.U Índia Neci & Preta Mandinga (acompanhar a programação no perfil @ibilewacariri)
Local: Minguiriba