A gestão municipal do Crato realizou, na tarde desta segunda-feira (29), mais uma reunião virtual com representantes do legislativo municipal, CDL Crato, Sebrae, Associação Comercial, Sindlojas, UFCA, URCA, Conselho de Desenvolvimento Econômico, empresários locais e demais secretarias municipais, com a finalidade de dialogar e analisar as ações do novo decreto de isolamento rígido de combate ao novo coronavírus.
A secretária de Saúde adjunta, Milena Brasil, apresentou um gráfico epidemiológico esclarecendo sobre o aumento dos casos confirmados de COVID-19 na cidade e a importância da participação da população. "Ainda estamos em fase de crescimento e esse é um momento onde a população precisa estar atenta às recomendações dos órgãos de saúde", disse .
Milena destacou que o município está em constante contato com o Governo do estado para que haja o controle da proliferação do vírus na região do Cariri. Segundo ela, a região estará recebendo em torno de 50 respiradores para atender a população do Cariri.
O secretário de Segurança, Coronel Jarbas, ressaltou a intensificação da fiscalização no centro da cidade, com o apoio da Polícia Militar e DEMUTRAN, no sentido de coibir aglomeração de pessoas nas ruas da cidade. "Nessa segunda-feira, tivemos uma operação com o apoio do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, no centro da cidade, para retirada e orientação dos ambulantes do centro".
Outras medidas de maior rigor estão sendo adotadas pelo município, como a implantação de quatro barreiras sanitárias na entrada da cidade, além da interditarão das praças São Vicente, Siqueira Campos e Alexandre Arraes.
Durante a reunião, foram analisadas o impacto das ações implementadas, inclusive no tocante ao retorno gradual das atividades produtivas do Crato.
O procurador adjunto do município, Renan Xenofonte, destacou que o novo decreto determina seguir as orientações do Governo do Estado, com o uso obrigatório das máscaras; comércio, restaurantes e lanchonetes somente por delivery; além de prevê a punição severa daquelas pessoas que estão descumprindo as orientações, realizando festas, e proporcionando aglomerações.