Mais inclusão digital para a pessoa idosa. O Município do Crato iniciou, nesta quarta-feira, 15, a segunda turma do projeto 'Chá Tecnológico e Social', com 35 integrantes. Nos próximos cinco meses, os novos participantes dos cursos farão uma imersão no mundo digital. A realização é do Instituto Idear e do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDI), com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
As primeiras orientações foram realizadas aos participantes, em sua grande parte mulheres, para a utilização dos equipamentos distribuídos na primeira aula presencial, com instrutores. Todos receberam um tablets, fone, uma apostila e uma camisa do projeto. Nesse primeiro momento, o simples ato de ligar o aparelho foi desvendado, com orientações de como integrar o grupo, que passará a contar com as aulas online. Com olhares atentos, o mergulhar no mundo digital passa a fazer parte da vida dos novos alunos e alunas a partir de agora.
A primeira aula foi realizada no auditório da Prefeitura do Crato, com a presença do Secretário da Assistência Social e Cidadania, Rondinele Brasil, e a secretária executiva, Ticiana Cândido. O momento também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Rita de Cássia Melo Brito, o representante do Idear, Wagner Rodrigues, além da integrante do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Vyna Leite.
A apresentação do projeto, com a equipe, destacando a importância de não apenas usar a tecnologia, mas poder ter acesso com qualidade, foi realizada pela integrante do Idear, Cristina Luz. "O objetivo é aumentar a autonomia da pessoa idosa, para facilitar a vida, com socialização", explica.
Após a mobilização dos CRAS, os participantes passaram por uma seleção para integrarem mais uma turma. Na ocasião, foram repassadas as devidas orientações aos componentes do curso, para terem presença efetiva nas aulas. Para Cristina Luz, esse projeto ajuda na inclusão digital e na defesa da luta contra a violência, quando possibilita ao idoso acessar e conhecer melhor os seus direitos.
O Chá Tecnológico é uma atividade desempenhada de forma itinerante em todo o Ceará, para o público a partir dos 60 anos de idade. O projeto consiste em estimular o conhecimento de pessoas dessa idade no campo digital e tecnológico, oferecendo mais segurança e independência para o uso correto da internet, com mais qualidade de vida, através da inclusão sociodigital. Também aprimora os conhecimentos em tecnologia para uso do celular e da internet no cotidiano, e aplicativos de interação como o WhatsApp, configurações do celular, aplicativos de banco, carros por aplicativo e outras funções.
A participante Geraldina dos Santos afirma que essa é uma oportunidade de aprender mais ainda a utilizar a tecnologia para facilitar a sua vida. O primeiro dia de aula para ela já foi bem proveitoso. Ela elogiou os professores, pela facilidade de abordar o conhecimento. "Agora, com certeza, a partir de todo esse aprendizado, será mais fácil entrar na internet e conseguir saber mais das coisas", afirma.