108 anos após a última aparição de Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Iria, em Portugal e 72 anos depois da visita da Peregrina Mundial ao Cariri, o Crato produz um documentário em homenagem à Santa, trazendo a mensagem que Fátima transmite aos fiéis.
Intitulado "Fátima - Raízes da Devoção", o documentário mostra a soma da emoção, da fé e da história em quatro episódios, que estarão sendo publicados nas redes oficiais da Prefeitura do Crato.
O tempo passou, e a devoção em solo cratense só cresceu. Em 2014, foi inaugurado o monumento de Nossa Senhora de Fátima no município, no antigo bairro Barro Branco, (hoje a localidade leva o nome da santa), com 47 metros de altura, instalado em um ponto elevado da cidade, permitindo ser avistado de longe.
Após onze anos, a reestruturação traz uma Nossa Senhora de Fátima com 54 metros, de traços delicados e com o olhar direcionado aos fiéis que a visitarem.
Para a produção, devotos, padres e historiadores foram consultados, e a presença de Nossa Senhora de Fátima no Crato é narrada por várias vozes.
A história resiste, e o documentário busca narrá-la, percorrer lembranças, reviver a memória da cidade, que possui o maior percentual de católicos entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e mostrar a todos que Nossa Senhora de Fátima faz morada no Crato.
Texto: Larissa Carneiro