Eleita e empossada na manhã desta segunda-feira, 13, em Crato, a nova diretoria do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional
- CONSEA, criado pela lei n°2.840/13, com nova redação determinada pela lei n° 4.221, de 11 de novembro de 2024. O órgão realiza assessoria direta ao Município, que integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN. A eleição e posse dos novos conselheiros foi realizada na Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com entrega de certificados aos integrantes.
A diretoria terá à frente como presidente, Silvia Ramos de Oliveira, e vice-presidente, Maria Dalva Silva Ribeiro, contando ao todo com 18 integrantes, entre titulares e suplentes, do poder público e diversas entidades e instituições do Crato.
O município atualmente tem se fortalecido na área da segurança alimentar, contando com diversos equipamentos, o principal deles o Restaurante Popular, com reforma recém-inaugurada e entrega de 600 refeições diárias; tem mais 22 cozinhas comunitárias criadas, tornando-se referência na política de segurança alimentar no interior do Estado.
O conselho terá como principais atribuições, propor ao Poder Executivo, considerando as deliberações da Conferência Municipal de SAN, as diretrizes e as prioridades do Plano Municipal de SAN, incluindo-se os requisitos orçamentários para sua consecução; articular, acompanhar e monitorar, em regime de colaboração com os demais integrantes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), a implementação e a convergência de ações inerentes ao Plano Municipal de SAN; e mobilizar e apoiar entidades da sociedade civil na discussão e na implementação de ações públicas de Segurança Alimentar e Nutricional.