A primeira entrega do ano do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Crato, aconteceu nesta terça-feira, 7, para beneficiar 14 entidades, com produtos adquiridos de 21 produtores da agricultura familiar do município, que fazem parte do programa, em diversas categorias. Foram entregues mais de 1,1 tonelada de produtos orgânicos e alimentos produzidos pelos agricultores do Município.
A entrega foi realizada durante toda a manhã desta terça-feira, 7, para as entidades e projetos cadastrados, incluindo os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), além do Centro POP, Casa Abrigo, associações e outras entidades voltadas ao atendimento do público de baixa renda e em situação de vulnerabilidade. Com isso, o programa vem fortalecer a segurança alimentar em Crato.
A entrega passou a ser feira com a pesagem dos alimentos, que inclui frutas, hortaliças, doces, biscoitos caseiros, entre outros, todos produzidos pelos produtores de diversas comunidades do município cratense.
Essa foi a primeira aquisição ano. No mês de abril último, foi realizada reunião com os produtores para orientar sobre os critérios de inserção no programa e negociação dos alimentos para o programa. Aquelas entidades que optaram por participar, tiveram os seus documentos enviados para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS), e depois para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os produtores aprovados, comercializam com a emissão de nota fiscal dos seus produtos. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos do Crato realiza a parte de distribuição dos produtos.
Segundo a coordenadora do PAA, em Crato, Janaína Nobre de Lemos, o município conta atualmente com o PAA Indígena, que terá a distribuição de alimentos na comunidade de Poço Dantas; o PAA Leite, que já repassou para a população inscrita 30.690 litros de leite e foi encerrado semana passada; o PAA Cozinha, e o PAA Alimentos, que ainda terá, este ano, mais uma remessa de alimentos a serem repassados para as entidades.