Na manhã desta quinta-feira, 25, foi realizado o Fórum para a eleição dos membros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Direitos Humanos. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), reunindo representantes de diversos segmentos sociais.
O Conselho é composto de 14 membros, sendo sete do Poder Público e sete da Sociedade Civil. Ele irá atuar na coordenação executiva do Plano Municipal de Direitos Humanos, articulando e implementando, nos âmbitos federal, estadual e municipal, termos para a cooperação e parcerias previstas; garantindo a observância dos princípios, diretrizes, objetivos e das ações previstas em parceria com as demais secretarias municipais.
Em sua fala, a secretária dos Direitos Humanos, Zuleide Queiroz, ressaltou a importância em implantar o referido conselho, e de trabalhar essa política de direitos humanos. "O trabalho será mais forte e potente. Vai ser o carro chefe da política da nossa secretaria. O que temos em comum é a construção do bem viver", disse.
É formado por vários segmentos sociais: servidores públicos, entidades e/ou movimentos sociais de defesa dos Direitos Humanos, mulheres, população negra, juventudes, movimentos sociais indígenas, povos de terreiro, comunidades tradicionais e grupos de estudos sobre Direitos Humanos de Instituições de Ensino Superior.
Também estiveram presentes na ocasião, Anne Ness, representando o prefeito André Barreto; Hermano José, do Projeto Nova Vida; Solange Santana, da Cáritas Diocesana; Cristóvão Maia, Gerente de Políticas Públicas em Direitos Humanos e Movimentos Sociais; e o vereador Wilson do Rosto.