NOTÍCIAS

04-SET-2025

PROCON Crato soluciona casos com celeridade, garantindo os direitos dos consumidores cratenses

Por Comunicação 04/09/2025 #ouvidoria

A Coordenadoria de Defesa do Consumidor - PROCON Crato, ligada à Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, apresentou um relatório a respeito dos atendimentos realizados desde a inauguração até o fim de julho. Os dados comprovam que o órgão tem feito a diferença na vida dos cratenses, tirando dúvidas relativas às relações de consumo e solucionando casos com celeridade.

Entre 23 de junho e 31 de julho, foram atendidas 100 pessoas. Mais da metade, 87, buscaram entender sobre direitos do consumidor. Dessas, 28 registraram reclamações, a maioria relacionadas a contratos financeiros, envolvendo cartões de loja, de crédito ou débito e renegociação de dívidas. Dificuldade para troca ou conserto de produto danificado, dentro do prazo de garantia, além de publicidade enganosa também apareceram nos registros.

A Secretária da COGM, Águeda Duarte, enfatiza a resolutividade célere do PROCON Crato ao dar o exemplo de um caso sobre o direito à gratuidade de passagem em transporte interestadual para pessoa idosa. "Inicialmente, a empresa não reconhecia a validade do documento de identidade nem do extrato previdenciário e exigia a apresentação do cartão da pessoa idosa para conceder o benefício. Mas, após intervenção presencial do órgão municipal, houve a emissão imediata do bilhete, em conformidade com a legislação vigente", pontua a titular da pasta.

A Coordenadora de Defesa do Consumidor, Danielly Feitoza, cita outra demanda solucionada. "Uma consumidora adquiriu armação e lentes em uma ótica física. Ao constatar a incompatibilidade entre as lentes e a armação fornecida e, diante da impossibilidade de uso do produto conforme contratado, foi pleiteada a restituição do valor pago referente à armação e a entrega das lentes adquiridas numa armação que a consumidora já possuía. O PROCON Crato intermediou a negociação, tratativa por telefone com a gerência da ótica, e obteve êxito", ressalta a Coordenadora do órgão.

Consolidando-se como um canal legítimo de escuta e resposta aos consumidores cratenses, o PROCON Crato funciona no Centro de Atendimento ao Cidadão - CAC, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023
Selo ATRICON Diamante 2024Selo UNICEF 2021-2024