Evento, que começou na quinta-feira (21) e segue até domingo (24), transforma o Cariri em um grande palco de manifestações artísticas, com o tema Arqueologia Social Inclusiva
O município do Crato é novamente ponto participativo de um dos maiores encontros culturais do Brasil: a Mostra Sesc Cariri de Culturas, iniciada na quinta-feira (21) e com programação até amanhã (24). A edição de 2025 reúne expressões artísticas contemporâneas e tradicionais em 28 municípios do Cariri Cearense e em quatro cidades do Centro-Sul
Iguatu, Icó, Orós e Umari.
Com o tema "Arqueologia Social Inclusiva", o evento valoriza a identidade territorial, a preservação dos saberes e a celebração da diversidade. Segundo o presidente da Fecomércio Ceará, deputado federal Luiz Gastão, a escolha do mote conecta-se diretamente ao processo de candidatura da Bacia Cultural Sócio-Biodiversa da Chapada do Araripe ao título de Patrimônio Mundial Misto da Unesco, destacando os elementos únicos da região e reforçando a Mostra como referência no cenário cultural nacional.
Além da programação conduzida pelo Sesc, o Senac também integra a Mostra com o Festival Mistura, ampliando as experiências em áreas como moda, gastronomia, turismo, saúde e beleza.
Programação diversificada
A edição de 2025 reúne 216 grupos artísticos e 326 ações culturais, com 2.373 participantes entre músicos, escritores, artistas visuais, contadores de histórias, mestres e brincantes da tradição popular.
Entre os destaques, está o espetáculo "Todas Elas", da cantora Vanessa da Mata, neste sábado (23), às 20h, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no Crato. Na mesma noite, o público também assistirá ao show do cantor e compositor Luiz Fidelis. Os ingressos estão disponíveis no Sympla por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), com parte da arrecadação destinada ao Programa Mesa Brasil, voltado ao combate à fome e ao desperdício de alimentos.
Outro momento aguardado é a apresentação de Hélio Ziskind, compositor de trilhas que marcaram gerações, como as dos programas Cocoricó e Castelo Rá-Tim-Bum.
Também participam da Mostra nomes como o ator e diretor Amir Haddad, a cacique Mbya Guarani Juliana Kerexu, o escritor e cantor Fausto Fawcett, a artista Zaba Moreau e o músico cratense Abidoral Jamacaru, entre outros.
Neste sábado (23), o Sistema Fecomércio inaugura, em Barbalha, o Museu Orgânico Fábrica de Mosaicos Mestre Jaime, em homenagem ao artesão que preserva a técnica do ladrilho hidráulico.
Festival Mistura Senac
Paralelamente, o Festival Mistura Senac acontece em Juazeiro do Norte, na Praça La Favorita, de 21 a 23 de agosto, das 17h às 22h. O espaço reúne gastronomia, moda, turismo, saúde, beleza e tecnologia, com oficinas, desfiles, feira de produtores locais, atividades infantis e experiências interativas.
A Mostra
Idealizada pelo Sistema Fecomércio Ceará, a Mostra Sesc Cariri de Culturas é reconhecida como um dos mais relevantes eventos multiculturais do País. Todos os anos, transforma a região em um palco de celebração, onde tradição e contemporaneidade se encontram para fortalecer a identidade do Cariri e do Brasil.
Serviço
Mostra Sesc Cariri de Culturas
De 21 a 24 de agosto de 2025
Programação completa: www.mostrasescdeculturas.com.br
Ingressos para Vanessa da Mata e Luiz Fidelis: Sympla