No Crato, a Lei Orçamentária Anual de 2026 terá mais de 6 milhões para serem investidos nas propostas do Orçamento Participativo - OP. E as propostas de cada território estão sendo aprovadas pelos cidadãos participantes das Plenárias Deliberativas da LOA 2026.
Os moradores do Grangeiro, Coqueiro, Novo Lameiro, Lameiro e distrito do Belmonte, por exemplo, pertencem ao mesmo território, que receberá R$ 350 mil em investimentos. Eles propuseram que o valor seja destinado à construção de uma pracinha no bairro Coqueiro.
Também já foi ouvida a população dos territórios da Vila Alta, Parque Recreio, Gisélia Pinheiro e São Gonçalo; Pimenta, Ossian Araripe, Sossego, Zacarias Gonçalves, Novo Horizonte e Parque Grangeiro; São Miguel, São Bento, Aderson T. Bezerra, Palmeiral e Centro.
As Plenárias Deliberativas contemplarão 15 territórios, no total. Em cada uma, é escolhido um representante do território para compor a Comissão do Orçamento Participativo - COP, que vai realizar a análise das propostas e acompanhar todo o processo de elaboração e execução dos projetos definidos.
Para Samuel Pereira, da Vila Carrapato, essa participação cidadã efetiva garante a assertividade da aplicação da verba pública.
"É importante porque há uma descentralização da sede às comunidades, de onde saem as reais necessidades para o desenvolvimento de cada bairro ou distrito", ressaltou.
Texto: Aline Menezes