Evento com presença da Ministra Margareth Menezes marca o início de uma política pública pioneira, que transforma o Crato em referência nacional na economia criativa e no fomento à cultura nordestina.
O Crato sediou, nesta terça-feira (6), o lançamento oficial do Kariri Criativo
programa inovador que coloca o Cariri no centro das políticas públicas voltadas à valorização da economia criativa, da cultura e da identidade regional. A cerimônia aconteceu no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo e reuniu autoridades de diferentes esferas, artistas, gestores culturais e representantes de instituições de todo o país. Entre os presentes, destaque para a Ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O Kariri Criativo é uma iniciativa estruturante com duração prevista de quatro anos. Idealizado para conectar saberes tradicionais e inovação tecnológica, o programa reúne ações de formação, produção de conhecimento, sustentabilidade e incentivo à formulação de políticas públicas. A iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Instituto Mirante e Quitanda Soluções Criativas, com patrocínio do Banco do Nordeste.
Na mesma ocasião, foi lançada a Rouanet Nordeste, ferramenta estratégica de descentralização do acesso aos mecanismos de fomento à cultura, com foco em regiões historicamente menos atendidas.
A abertura da programação foi marcada pelas apresentações dos Irmãos Aniceto e da Orquestra Vila da Música, traduzindo, de forma simbólica, a potência cultural do território. Logo após, teve início o seminário "Raízes do Amanhã", que segue hoje, sexta-feira (8), com debates sobre o papel da cultura no desenvolvimento social e econômico.
Durante o evento, o prefeito André Barreto destacou a importância do momento. "Ser cidade-piloto da Política Nacional de Economia Criativa é uma conquista que valida o papel do Crato como guardião da cultura caririense".
A secretária de Cultura do Estado, Luíza Cela, também ressaltou a dimensão estratégica da iniciativa. "Um país sem cultura não é uma nação. É fundamental nacionalizar as políticas públicas e garantir ao Nordeste o protagonismo que lhe é devido".
A secretária de Cultura do Crato, Fabiana Vieira, enalteceu o impacto da proposta para o município:
"O Kariri Criativo irá trazer inúmeros benefícios para a arte e a cultura local, valorizando talentos, gerando oportunidades e consolidando o Crato como território fértil de criação".
O fotógrafo e diretor-presidente do Instituto Mirante, Tiago Santana, falou com emoção sobre o retorno às suas origens. "Estar aqui, nesse território que carrego na memória e na vida, é uma grande alegria. Essa terra respira cultura".
Já a ministra Margareth Menezes enalteceu a força da cultura para o Brasil. "Nossa cultura é soberana. O Kariri Criativo revela o Brasil profundo e suas infinitas possibilidades".
Com gestão compartilhada entre a Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE) e o Instituto Mirante, o Centro Cultural do Cariri consolida-se como espaço de memória, inovação e projeção de futuros. É clara a vocação do Crato como cidade onde a cultura inspira, movimenta e transforma.
??
Mais informações: https://www.kariricriativo.com/
Texto: Hermínia Rachel Saraiva