O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos do do Crato, iniciou, nesta quinta-feira, 7, no Distrito de Monte Alverne, a entrega de 225 Títulos de Terra aos pequenos produtores rurais de diversas localidades. À tarde, o documento foi entregue no distrito de Santa Fé. O intuito é garantir a posse da terra documentada dos agricultores que antes não tinham condições de encaminhar a parte burocrática, e, com isso, fortalecer o homem no campo, possibilitando condições de financiamento de projetos.
Nesta sexta-feira, 8, a entrega será realizada nos distritos de Ponta da Serra, às 9h, e em Dom Quintino, às 15h, reunindo dezenas de agricultores. Os técnicos do Idace estarão presentes, para orientar os encaminhamentos dos registros dos títulos no cartório, além dos novos produtores que ainda estão com dificuldades de realizarem os registros de suas propriedades, para obterem os documentos.
O superintendente adjunto do Idace, Amorim Rodrigues, afirma que é muito importante realizar os levantamentos necessários exigidos para dar encaminhamento à documentação, incluindo georreferenciamento, a medição da propriedade, e que seja de uma área sem conflito.
O gerente local da Ematerce em Crato, Antonio Porto, afirma que esse documento é de grande importância para que o agricultor possa ter mais acesso aos programas para fortalecer a sua propriedade. "Estaremos apoiando os agricultores das comunidades por meio de parceria", afirma.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos esteve representada pela coordenadora da Agricultura Familiar, Graça Duarte. Ela destacou o trabalho de mobilização que tem sido realizado por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e associações das localidades, para atender da melhor forma os produtores.
Uma das beneficiadas com o título foi Francisca Maria da Silva. Mesmo com uma pequena área de 0,4776 hectare, ela disse que esse é um momento de grande alegria por ter a garantia a partir de agora do seu título de terra.
Dos títulos entregues, o distrito de Santa Fé foi a localidade com maior número de beneficiados. Na comunidade, receberam o documento 128 produtores, além de 27 na Ponta da Serra, 18 em Dom Quintino, 7 no Baixio das Palmeiras, 5 no Belmonte, 5 na Bela Vista, 4 na Santa Rosa, e mais 10 no Campo Alegre.