Com uma audiência pública bastante interativa, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, concluiu o processo de escuta popular e validou, junto aos cratenses, as propostas prioritárias do Plano Plurianual
- PPA 2026-2029, construído de forma coletiva. Agora o Projeto de Lei do PPA será finalizado e encaminhado à Câmara Municipal até 31 de agosto.
A audiência pública lotou o Salão de Atos da URCA, nesta quinta-feira, 31. O Prefeito André Barreto, em Brasília, foi representado pelo Vice, Leitão Moura. O Chefe de Gabinete, Lima Júnior, secretariado municipal e o Reitor da Universidade, Carlos Kleber de Oliveira, também estiveram presentes.
A técnicos da Prefeitura e os cidadãos em geral definiram como prioridade para os próximos quatro anos, no âmbito da Cultura, por exemplo, a restauração do acervo do Museu Histórico do Crato e a reforma do Teatro Salviano Arraes, entre outras ações. Na Assistência Social e Cidadania, implantação de novos CRAS. Na Educação, construção e reforma de escolas em tempo integral, além da inserção de novas tecnologias educacionais. Na Saúde, ampliação das especialidades no CEO, qualificação do pré-natal, parto e puerpério, aquisição de próteses e equipamentos de locomoção. Em breve, todas as propostas prioritárias definidas estarão disponíveis na plataforma Participa Crato, para consulta e acompanhamento.
A Secretaria de Planejamento e Gestão ressalta que a participação da população na construção do PPA começou durante os encontros territoriais. Depois, foram realizados fóruns temáticos e consulta popular digital. Essas ferramentas fortaleceram o governo democrático. A pasta ainda destaca que todas as contribuições populares foram analisadas junto a diagnósticos técnicos baseados em dados e indicadores oficiais para, então, ser feita uma triagem daquelas consideradas viáveis, relevantes e factíveis.
O planejamento participativo torna mais assertiva a aplicação dos recursos públicos, viabilizando melhor qualidade de vida nas comunidades e acelerando o desenvolvimento do Crato.
Texto: Aline Menezes