Mais de R$ 265 mil em negócios, um recorde de vendas, e o envolvimento de produtores de 11 municípios do Cariri. A agricultura familiar foi um dos grandes destaques da ExpoCrato 2025, num dos espaços mais visitados pelo público no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.
Coordenada pela regional da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), a feira este ano teve a participação de 110 produtores familiares, com parceria da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).
Do caldo de cana ao artesanato, dos produtos agrícolas ao agroindustrializado, a cada ano esse segmento tem crescido no gosto dos visitantes. E a comida típica preparada com o alimento colhido no Cariri. Participaram da feira os municípios de Crato, Potengi, Araripe, Santana do Cariri, Várzea Alegre, Farias Brito, Barbalha, Juazeiro do Norte, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Chorozinho, Trairí, Monsenhor Tabosa, Solonópole e Cariús.
Segundo a Secretária de Desenvolvimento Rural do Crato, Julliana Bezerra, a equipe municipal esteve disponível para o apoio da feira, incluindo organização de espaços e base logística, entre outras necessidades. O resultado das vendas foi obtido através de pesquisa realizada pela coordenação da Agricultura Familiar da Secretaria, possibilitando um levantamento, com base nas respostas dadas pelos próprios participantes.
Mas o valor pode ainda ser maior, já justificando o sucesso. "Essas pesquisas são importantes, porque esses resultados são essenciais, inclusive para negociar um novo espaço para melhorar a exposição dos produtos comercializados. Atualmente, o local destinado à comercialização tem se tornado pequeno, diante da crescente demanda", explica.