O município do Crato celebra uma importante conquista na área da educação. De acordo com os dados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Crato alcançou o índice de 95,37% de crianças alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental, superando as médias nacional e estadual, que são de 59,2% e 85,3%, respectivamente; e destaca-se também na região do Crajubar com o maior número de crianças alfabetizadas na idade certa, ficando acima de Barbalha, que atingiu 87,92%, e Juazeiro do Norte que passou de 60,6%, em 2023, para 59,48, em 2024.
Em 2023, o Crato atingiu 90,1%, já ultrapassando a meta prevista para 2024 que era de 80%. Os números demonstram o compromisso da gestão municipal com a educação básica e com o desenvolvimento das políticas públicas voltadas à alfabetização. O resultado é reflexo do trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação, gestores escolares, professores, famílias e alunos.
A secretária de Educação do Crato, Neyla Cisne, destacou a importância do índice. "Alcançar um resultado acima das médias nacional e estadual é uma grande vitória. O mérito é de toda a rede de ensino, que tem se dedicado diariamente à formação das nossas crianças com planejamento, acompanhamento pedagógico e formação continuada de professores".
A adesão do município ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do Ministério da Educação, representa mais do que números: trata-se de garantir que todas as crianças tenham as ferramentas básicas para aprender, crescer e transformar suas realidades.