A coleta de material reciclável na ExpoCrato 2025 alcançou um número recorde. Foram 13,5 toneladas de resíduos sólidos, coletados de 12 a 20 de julho, durante a maior festa do interior cearense. Esse número ainda pode aumentar, com o material coletado pelos garis, que passa por uma triagem final para ser pesado.
Foram 60 agentes recicladores da Associação dos Agentes Recicladores do Crato
- AARC cadastrados que atuaram durante o evento este ano, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima. O trabalho traz o resultado econômico, social e favorável ao meio ambiente, contribuindo com a limpeza diária no interior do parque.
A estimativa está dentro da perspectiva de coleta do grupo, se tornando a maior já realizada. Havia uma expectativa superior de 15 toneladas, que poderá ser alcançada com os resíduos coletados pelos garis.
Uma semana antes da ExpoCrato, os agentes passaram por uma capacitação integrativa de Convivência e Comunicação na Coleta, para maior atuação em grupo. Na ocasião, eles receberam um kit com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O trabalho contou com o apoio do Comares.
A cada ano, o desempenho dos agentes tem sido positivo. Cada um deles fatura, em média, R$ 600,00, durante o período de festa, com a coleta dos materiais, em toda a área do parque.
Texto: Elizangela Santos