NOTÍCIAS

08-JUL-2025

Agentes recicladores são capacitados para ExpoCrato; coleta deverá chegar a 15 toneladas este ano

Por Comunicação 08/07/2025 #meioambiente

Agentes recicladores são capacitados para ExpoCrato; coleta deverá chegar a 15 toneladas este ano

A coleta de material reciclável durante a ExpoCrato será intensificada este ano. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio da Escola de Gestão Pública Municipal, Comares e o Projeto Green Kariri realizaram capacitação para 65 agentes recicladores, que irão atuar por 10 dias durante uma das maiores feiras agropecuárias do Nordeste. A estimativa de coleta para este ano é de mais de 15 toneladas de materiais, quatro acima do ano passado.

A finalidade do encontro na manhã desta terça-feira, 8, foi capacitar os agentes em Convivência e Comunicação na Coleta durante a ExpoCrato. Na ocasião, foram entregues, através da SEMMA, com apoio do COMARES, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos participantes, incluindo botas, luvas e proteção auricular.

O secretário de Meio Ambiente e Mudança do Clima, George Borges, esteve presente e destacou a importância do trabalho realizado pelos catadores. A capacitação foi ministrada pela idealizadora do Green Kariri, Emmanuela Leite Silva. Ela abordou a importância da realização do trabalho em equipe, a comunicação e práticas para manter uma boa convivência.

A agente Ivone Pereira de Araújo afirma que esse é um momento produtivo para os catadores, que faturam, em média, R$ 600,00 durante o período de festa com a venda dos materiais, em toda a área do parque. Ela integra a Associação dos Agentes Recicladores do Crato - AARC.

A cada ano, o desempenho dos agentes tem sido positivo. O secretário executivo do Comares, Brito Júnior, afirma que mesmo sendo uma atividade de natureza pública, os agentes ligados à associação são cadastrados para atuarem no parque de exposição. "Essa é uma forma de prestar um serviço relevante e as instituições buscam investir, capacitar e estimular essa atividade", afirma.

A supervisora pedagógica da Escola de Gestão, Fabíola Mota, destacou a importância da ação. "Esse encontro é mais do que uma capacitação técnica. É uma oportunidade de reconhecimento, escuta e preparação para que esses profissionais atuem com dignidade, segurança e consciência ambiental".

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023
Selo ATRICON Diamante 2024Selo UNICEF 2021-2024