Promovida pela Escola de Gestão Pública, capacitação consolida compromisso da Prefeitura com práticas pedagógicas acessíveis e qualificadas para o atendimento de alunos com desenvolvimento atípico
Mais uma ação promotora da prática educacional verdadeiramente inclusiva foi realizada pela Prefeitura do Crato, a formação da terceira turma do curso de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), direcionada aos cuidadores da rede pública municipal de ensino. A atividade, conduzida pela Escola de Gestão Pública Municipal, aconteceu no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA) e ocupou todo o dia 14 de junho, das 8h às 17h, com intensa programação formativa.
Reconhecida internacionalmente por sua eficácia no acompanhamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do desenvolvimento, a abordagem ABA tem se tornado um instrumento fundamental para fortalecer o papel dos cuidadores no ambiente escolar. Ao garantir essa formação continuada, a Prefeitura do Crato investe não apenas em qualificação profissional, mas também em dignidade, equidade e cidadania para todos os estudantes.
A formação foi conduzida por dois especialistas com sólida trajetória na área: Gabriel Barbosa F. Callou, psicólogo (CRP 11/10370), mestrando em Educação pela URCA na linha de pesquisa "Educação, Inclusão, Diferenças e Deficiências", especialista em ABA para TEA, com experiência em contextos clínicos, escolares e familiares, atuando também na formação de novos profissionais; e Natália Magalhães Lobo Macedo, psicóloga (CRP 11/10762), com mais de nove anos de atuação especializada em ABA, com amplo histórico em planejamento e implementação de intervenções comportamentais, tanto em ambientes clínicos quanto escolares, além de atuação em estimulação precoce e treinamento parental.
Ao promover a formação em ABA para todos os cuidadores da rede, a gestão municipal reforça a convicção de que a inclusão não é um favor, mas um direito
e que esse direito só se efetiva por meio de profissionais preparados, sensíveis e respaldados por conhecimento técnico atualizado.
A iniciativa integra um conjunto de ações permanentes da Escola de Gestão Pública voltadas à valorização dos profissionais da educação e à implementação de políticas educacionais que dialoguem com a diversidade e a complexidade do cotidiano escolar. Cada turma formada representa um avanço significativo no modo como o município cuida de seus estudantes e constrói uma escola pública mais acessível, respeitosa e transformadora.
Texto: Hermínia Rachel Saraiva