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11-JUN-2025

Prefeitura do Crato forma nova turma em curso de ABA voltado a cuidadores da rede municipal de ensino

Capacitação promovida pela Escola de Gestão Pública reforça compromisso com a inclusão e qualificação profissional na educação

Por Emanuelle Magalhães 11/06/2025 #educação

A Prefeitura do Crato, por meio da Escola de Gestão Pública Municipal, promoverá no próximo dia 14 de junho a formação da terceira turma no curso de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), direcionado aos cuidadores da rede municipal de ensino. A capacitação, que ocorrerá no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), das 8h às 17h, representa mais um passo no compromisso da gestão com uma educação verdadeiramente inclusiva.

A proposta da Escola de Gestão é garantir que todos os cuidadores das escolas municipais do Crato recebam formação em ABA — uma abordagem terapêutica reconhecida mundialmente por sua eficácia no acompanhamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do desenvolvimento. A formação será conduzida por dois profissionais com expertise na área

Gabriel Barbosa F. Callou, psicólogo (CRP 11/10370), mestrando em Educação pela URCA na linha de pesquisa "Educação, Inclusão, Diferenças e Deficiências", e especialista em ABA para TEA. Atua com acompanhamento terapêutico escolar, atendimento clínico e domiciliar, treinamento de habilidades sociais, orientação a pais e professores, além de formação de novos profissionais na área.

Natália Magalhães Lobo Macedo, Psicóloga (CRP 11/10762), especialista em ABA pela Faculdade Pernambucana de Saúde, com ampla experiência em avaliação, planejamento e implementação de intervenções comportamentais em contextos diversos, incluindo estimulação precoce, ambiente clínico e escolar. Atua na área há mais de nove anos, com destaque para o trabalho em treinamento parental e de aplicadores.

Ao investir na formação continuada dos cuidadores, a Prefeitura do Crato valida o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e com a construção de práticas pedagógicas mais sensíveis, acessíveis e eficazes para o atendimento de alunos com desenvolvimento atípico. A iniciativa representa um avanço significativo na consolidação de políticas públicas voltadas à inclusão e à equidade educacional no município.

Texto: Hermínia Rachel Saraiva

 

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