Capacitação promovida pela Escola de Gestão Pública reforça compromisso com a inclusão e qualificação profissional na educação
A Prefeitura do Crato, por meio da Escola de Gestão Pública Municipal, promoverá no próximo dia 14 de junho a formação da terceira turma no curso de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), direcionado aos cuidadores da rede municipal de ensino. A capacitação, que ocorrerá no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), das 8h às 17h, representa mais um passo no compromisso da gestão com uma educação verdadeiramente inclusiva.
A proposta da Escola de Gestão é garantir que todos os cuidadores das escolas municipais do Crato recebam formação em ABA
uma abordagem terapêutica reconhecida mundialmente por sua eficácia no acompanhamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do desenvolvimento. A formação será conduzida por dois profissionais com expertise na área
Gabriel Barbosa F. Callou, psicólogo (CRP 11/10370), mestrando em Educação pela URCA na linha de pesquisa "Educação, Inclusão, Diferenças e Deficiências", e especialista em ABA para TEA. Atua com acompanhamento terapêutico escolar, atendimento clínico e domiciliar, treinamento de habilidades sociais, orientação a pais e professores, além de formação de novos profissionais na área.
Natália Magalhães Lobo Macedo, Psicóloga (CRP 11/10762), especialista em ABA pela Faculdade Pernambucana de Saúde, com ampla experiência em avaliação, planejamento e implementação de intervenções comportamentais em contextos diversos, incluindo estimulação precoce, ambiente clínico e escolar. Atua na área há mais de nove anos, com destaque para o trabalho em treinamento parental e de aplicadores.
Ao investir na formação continuada dos cuidadores, a Prefeitura do Crato valida o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e com a construção de práticas pedagógicas mais sensíveis, acessíveis e eficazes para o atendimento de alunos com desenvolvimento atípico. A iniciativa representa um avanço significativo na consolidação de políticas públicas voltadas à inclusão e à equidade educacional no município.
Texto: Hermínia Rachel Saraiva