NOTÍCIAS

25-MAI-2025

Crato inicia debate para a 6ª Conferência Estadual das Cidades durante seminário para o Cariri e Centro-Sul

Por Emanuelle Magalhães 25/05/2025 #meioambiente

Com representações de 41 municípios das regiões do Cariri e Centro-Sul, o Município do Crato sediou, na manhã da última sexta-feira, 23, o Seminário Preparatório da 6ª Conferência Estadual das Cidades. O evento ocorreu no Centro Cultural do Cariri, possibilitando um compartilhamento de orientações necessárias para a adesão dos municípios, no processo de organização para as conferências municipais.

A abertura contou com a presença do prefeito do Crato, André Barreto, o Secretário Executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Ceará, Thiago Campelo, além do vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Carlos Magno. A palestra sobre "A importância das gestões democráticas das cidades e criação dos conselhos" foi realizada pela técnica da Secretaria das Cidades, Juliane Reis.

Na ocasião, foram repassadas orientações e diretrizes para a realização da conferência, uma obrigatoriedade legal, conforme o Estatuto das Cidades, no Estado e na União. O secretário Thiago Campelo ressaltou a importância do evento, o cumprimento dos prazos e a realização, que deve ser feita até o dia 30 de junho. "Os municípios que não fizerem vão ficar inadimplentes e, deve haver, com os debates, o planejamento para os próximos anos com todos os eixos que serão tratados aqui", disse. Os temas principais têm a ver com o planejamento urbano englobando transporte, habitação, meio ambiente e saneamento.

O prefeito do Crato destacou que esse é um momento de planejamento. Ele citou o exemplo do Município, que passa pela elaboração do Plano Plurianual, que servirá para orientar aspectos importantes da vida das pessoas que vivem na cidade. "Uma responsabilidade muito grande e é importante que esses resultados sejam trabalhados com melhor êxito para as pessoas", disse.

O seminário foi o momento inicial de debater a questão operacional das conferências, planejamento e organização, ressaltando a relevância do debate democrático das cidades. "Mostra a importância e a complexidade de organizar uma conferência", disse Juliane Reis. Na ocasião, foi disponibilizado material para possibilitar um entendimento maior sobre o processo de realização das conferências municipais, com a confirmação dos municípios, formação da comissão organizadora, além da convocação e mobilização até o dia 16 de junho.

Texto: Elizangela Santos

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023
Selo ATRICON Diamante 2024Selo UNICEF 2021-2024