Com iniciativa voltada a construção coletiva de políticas públicas para a promoção da cultura de paz, proteção social e fortalecimento das redes de prevenção no município, foi realizada na noite da segunda-feira, 19, no Anexo da Câmara Municipal de Vereadores, audiência pública para apresentar e discutir o Plano Municipal de Prevenção à Violência 2030.
Idealizada pela Prefeitura do Crato, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, a audiência compõe parte do processo que contou com a escuta da sociedade civil, de entidades representativas, gestores públicos e cidadãos, promovido pelo programa Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência - PreVio.
Na ocasião, o vice-prefeito, Dr. Leitão Moura, representando o prefeito André Barreto, ressaltou a importância do trabalho em conjunto, da integração dos segmentos para se construir o plano. "Precisamos fortalecer a busca pela melhor qualidade de vida do cratense", disse.
Após a apresentação do plano, que trouxe eixos pensados e construídos a partir de dados estatísticos e consultas intersetoriais envolvendo áreas como segurança, juventude, cultura, esporte, educação, saúde e assistência social, os participantes sugeriram quais outros segmentos precisam ser inseridos no plano do nosso município.
Também estiveram presentes, o diretor do Instituto Cidade Segura, Alberto Kapittke; a Assistente de Gestão da equipe de Governança do Previo, Pedrita Ferreira; o líder de Projetos da Macroplan, Fernando Saraiva; o defensor público Anderson Santana; e representantes das secretarias de Direitos Humanos, Segurança Pública, Assistência Social e Cidadania, Saúde, Esporte e Juventude, Educação, Casa da Mulher Cratense, Conselho Tutelar, Conselho Municipal LGBT, Grunec, Frente de Mulheres do Cariri, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense, Escritório Frei Tito e Casa da Mulher Cearense.
As contribuições para o plano também podem ser feitas de forma online, no link abaixo, até a próxima sexta-feira, 23 de maio.
Texto: Liz Bitu