A Secretaria de Segurança Pública do Crato realizou, nesta quarta-feira (14), uma reunião com o Conselho Municipal de Segurança. O encontro foi conduzido pelo secretário Leitão Moura e pelo secretário executivo Werisleik Pontes, com o objetivo de fortalecer a articulação entre diferentes setores da sociedade em prol da segurança pública do município.
Criado pela Lei Municipal nº 4009/2003, o Conselho está sendo reativado. O colegiado será composto por 21 membros, que serão nomeados pelo chefe do Executivo Municipal. A proposta é que o grupo reúna representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, além de membros da sociedade civil e de secretarias municipais.
"O Conselho permite que todos esses segmentos possam discutir, juntos, estratégias e soluções para a segurança pública, fomentando projetos e acompanhando os índices de criminalidade", explicou Werisleik Pontes.
A reativação do Conselho também abre caminho para que o município possa concorrer a verbas federais destinadas à Segurança Pública, além de benefícios como aquisição de armamentos, coletes e viaturas para a Guarda Municipal. "Todas as ações e reuniões serão devidamente registradas em ata, como parte do nosso compromisso com a transparência e com resultados concretos para a população", completou Leitão Moura.
Texto: Alessandra Lacerda