Fotos: Thiago Américo/ASCOM PMC
Em um grande momento de fé, devoção e emoção, a cidade do Crato viveu nesta terça-feira, 13 de maio, uma celebração especial em homenagem à Nossa Senhora de Fátima. O evento "Celebrando com Maria", promovido pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Diocese do Crato, reuniu milhares de fiéis no Complexo Religioso de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Barro Branco.
A data marca a comemoração da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, no ano de 1917. No Crato, o dia foi repleto de programações religiosas, com missas celebradas pelo Padre Arileudo, pelo bispo diocesano, Dom Magnus Henrique, e também por Padre Monteiro.
Foi realizado o "Momento Fé e Encanto", com a execução instrumental da clássica "Ave Maria" no violino, pelo músico Max Maciel, membro da equipe da Vila da Música. E a programação seguiu com a última missa do dia, presidida pelo Padre Monteiro, que também foi responsável por encerrar o evento com um show religioso repleto de espiritualidade e emoção.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a entrada de Nossa Senhora de Fátima, em procissão luminosa. Um andor florido foi montado em um carro aberto, e os devotos puderam iluminar, com a própria laterna do celular, a entrada da Santa, entoado cânticos e orações.
O prefeito, André Barreto agradeceu a todos os organizadores da festa, à paróquia, aos voluntários, e a cada cidadão que participou com devoção e alegria. "Eu quero pedir a Deus e a Nossa Senhora que abençoem cada um e cada uma de nós, que Deus, por interseção de Nossa Senhora, reviva em cada um de nós aqueles ensinamentos que aqui foram tão bem revelados pelo Padre Monteiro. Que a gente seja um instrumento de paz, instrumento de amor, que a gente seja, cada um e cada uma, no nosso dia a dia, na nossa família, no nosso trabalho, construtores de um mundo de paz, de um mundo de justiça, de um mundo de solidariedade
", disse.
O gestor falou ainda do desejo em entregar a imagem de Nossa Senhora de Fátima, o quanto antes, aos devotos. "O nosso desejo era ter inaugurado o monumento ainda em 2024, mas não depende apenas nossa vontade. Mas estou certo que, quanto entregue, esta imagem será igual a essa que está na nossa mente e no nosso coração, uma belíssima imagem de Nossa Senhora de Fátima. E quando estiver pronta, nós vamos fazer um momento ainda mais bonito que o de hoje, pela devoção e fé", completou.
O secretário de Turismo, Luís Carlos Saraiva, destacou a importância da celebração: "É um momento de fortalecimento da fé e também da economia local, com a movimentação do comércio e dos serviços durante os eventos religiosos."
Show
O encerramento da noite ficou por conta do show do Padre Monteiro, que emocionou os fiéis com um repertório repleto de espiritualidade, louvores e canções marianas. A apresentação transformou o Complexo Religioso em um verdadeiro momento de oração coletiva, onde a música guiou sentimentos de fé, esperança e gratidão. Com carisma e profunda conexão com o público, o padre conduziu uma celebração musical que tocou os corações dos presentes e reforçou o espírito de devoção à Nossa Senhora de Fátima.
Texto: Alessandra Lacerda